Novidades
recent

Qual a importância de hidratar a pele?

A pele é o maior órgão do seu corpo, mas é o último a beneficiar da sua ingestão de água. A pele desidratada sente-se esticada e com falta de brilho. Mesmo que beba o suficiente, a sua pele beneficia de hidratação extra. Os hidratantes protegem a pele contra a poluição e envelhecimento prematuro da pele, tornando-a suave e macia. Um pouco de hidratação para a sua pele, hoje, significa uma pele bonita e saudável amanhãManter a pele hidratada não é só uma questão de estética: é também fundamental para prevenir o aparecimento de diversas doenças - se bem hidratada, a pele exerce sua função de proteção e evita a entrada de micro-organismos que podem causar infecções. Agora que já estamos no outono e o inverno está a caminho - período em que todos os tipos de pele tendem a desidratar com mais frequência, pois a umidade do ar é menor -, é ainda mais importante estar atento à hidratação da pele.
Qual é a importância de ter uma pele sempre bem hidratada?
Com a pele hidratada, mantemos a barreira cutânea íntegra, o que impede a descamação e aparecimento de áreas de coloração opaca da pele, mantendo o tom normal ou bronzeado da pele por mais tempo, além de impedir a instalação de infecções oportunistas, sejam bacterianas ou fúngicas.

Veja abaixo algumas dicas essenciais sobre esse tema. 

Além dos cuidados habituais, com o uso de cremes e a ingestão de 2 litros de água por dia, alguns hábitos também ajudam a evitar que o corpo fique ressecado, por exemplo, ao tomar banho, a dica é evitar ficar muito tempo debaixo do chuveiro, evitar água muito quente e também o uso da bucha ou sabonete em excesso, que pode tirar a gordura que protege a pele. Tudo isso causa ressecamento e pode criar fissuras e escamas imperceptíveis, que favorecem a entrada de pequenos organismos que podem fazer mal à saúde, por isso, é extremamente importante evitar esses hábitos e também usar alguns cosméticos que ajudam a manter essa proteção.
Agora, nos cuidados com a pele do rosto, a atenção deve ser redobrada.
Uma pele com maquiagem, por exemplo, exige muito mais dedicação e paciência, pois precisa de uma limpeza mais elaborada, principalmente na região dos olhos e dos lábios que são mais sensíveis as agressões externas, não adianta investir milhões em maquiagem se você não cuida da sua pele  para que ela se mantenha sempre saudável e viçosa!
Existem diferenças ainda nas regiões do corpo que precisam de mais hidratação.
Áreas com mais pelos, como por exemplo, o rosto, braços e o couro cabeludo, geralmente são mais oleosas - mas por outro lado, áreas mais enrugadas como joelhos e cotovelos são costumam ser mais ressecadas. Nesses casos, a pessoa pode recorrer a hidratantes, específicos com ativos que atuam especificamente nas áreas mais ressecadas.

Na hora de comprar o cosmético para hidratar, no entanto, é importante prestar atenção no que diz o rótulo, os produtos que hidratam são aqueles que têm óleos vegetais, manteigas vegetais, ácido hialurônico, ceramidas e ureia - substâncias que impedem a perda excessiva de água através da pele, deixando-a sempre hidratada. No caso dos cremes com ureia, no entanto, deve se ter uma atenção especial para as gestantes pois não podem ser usados no rosto e durante a gravidez.

Veja os cuidados básicos para manter sua pele saudável:

Higienizar:

Lavar o rosto duas vezes por dia é fundamental para manter a saúde da pele e evitar o entupimento dos poros, principal responsável pelo surgimento de cravos e espinhas. A primeira lavagem deve ser feita de manhã, eliminando a oleosidade natural produzida durante o sono, e a segunda no fim do dia, retirando poluição, impurezas e a maquiagem. Utilize sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele.Lavar o rosto mais do que duas vezes por dia não é recomendado, pois estimula a produção de oleosidade, assim como usar água muito quente.


Retire a maquiagem

Base, corretivo, pó e blush são alguns dos produtos que deixam as mulheres mais bonitas no dia a dia, mas podem ser bastante prejudiciais à noite, quando o processo de renovação celular é mais intenso. A maquiagem obstrui os poros e impede a pele de respirar, atrapalhando essa etapa e promovendo o envelhecimento precoce da pele. Para deixar o rosto bem limpinho, use um demaquilante adequado para o seu tipo de pele e finalize com um sabonete. Uma dica: maquiagens à prova d’água saem mais facilmente com produtos à base de óleo.

Esfolie

Aplicar um esfoliante uma vez por semana ajuda a remover as células mortas, evita a formação de cravos e deixa a pele pronta para receber o tratamento adequado. Essa etapa é mais indicada para quem tem a pele oleosa.
Hidrate
Tanto a pele seca quanto a pele oleosa precisam de hidratação para equilibrar a proteção de sebo. Pessoas com pele oleosa devem preferir produtos oil-free ou em gel, enquanto quem tem a pele seca pode apostar em produtos mais hidratantes.
Proteção

O sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, além de causar doenças sérias, como câncer de pele. Por isso, proteger-se dele diariamente é fundamental para manter a pele sempre jovem e bonita. Aplique pela manhã, depois do hidratante, e reaplique durante a tarde para garantir a eficácia do produto.

Máscaras faciais

Máscaras faciais ajudam a equilibrar a oleosidade da pele e mantê-la com um aspecto saudável e viçoso é possível encontrar produtos para pele oleosa, que promovem o fechamento dos poros, e para pele seca, que aumentam a hidratação. Veja qual deles mais se adequa ao seu rosto e invista.
Cremes anti-idade

Quem tem mais de 25 anos, pode completar o tratamento noturno com o auxilio de cremes anti-idade. Esses produtos têm tratamentos adequados para cada faixa etária e ajudam a devolver a firmeza à pele, mantendo o rosto longe de rugas, manchas e linhas de expressão.

Agora que você já ficou por dentro de todas as informações necessárias para manter a sua pele sempre linda e saudável mãos a obra!



Cristina Jesse de Oliveira

Cristina Jesse de Oliveira

Decidi então lutar para esse sonho ser realidade, o de crescer profissional e financeiramente e ao mesmo tempo, ser uma boa esposa e mãe para minha família... sim isso é possível!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeos:

>
Tecnologia do Blogger.